Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cortiça - Uma maravilha de produto


Como é do conhecimento de todos, Portugal (e todo o resto da Europa) está a atravessar uma grande crise. Por isso, considero que seja principalmente nestas alturas que devemos dar um ajudinha valorizando e promovendo o que se tem de melhor. Daí a ideia de falar sobre a cortiça.
Para quem não sabe o que é a cortiça, é o material mais  utilizado para produção de rolhas de garrafas de vinho.
A cortiça é a casca de uma árvore chamada sobreiro, da qual Portugal é o maior produtor do mudo. Este material tem características muito interessantes tais como ser muito leve, elástico e compressível, um excelente isolante térmico e acústico, é de combustão lenta e muito resistente ao atrito. Tais características são únicas. Além do mais, é um produto cem por cento natural, reciclável e renovável. Um produto fantástico, não acham?
Posto isso, tem sido muita a procura deste material por parte de grandes produtores nacionais e internacionais para a confecção dos mais variados objectos.
As imagens que estão em cima e as de abaixo, são só alguns exemplos de objectos confeccionados com este produto único, oferecido pela  natureza.



Espero que tenha gostado, e não esqueça de deixar o seu comentário, pois ele é muito importante para o bom funcionamento do blog. Pode também deixar uma dica de algum tema que queira ver aqui publicado.
Obrigado!


2 comentários:

  1. Tenho muito gosto em ser a primeira seguidora
    deste blogue. Este seu post sobre cortiça é
    muito interessante a acho bem a sua divulgação.
    E agora vou-lhe confessar uma coisa: meus pais
    trabalharam na indústria corticeira e eu trabalhei
    11 anos num escritório de uma fábrica de cortiça,
    onde se faziam rolhas, bóias, etc. Ali se trabalhava a cortiça virgem, desde o seu cozimento até à confecção. Nessa fábrica fazia-se imensa exportação para vários pontos do
    mundo, mas sempre me fixei em Amsterdam, porque
    ia imensa para lá.
    Tenho vários blogues. Espero que nos possamos
    ir visitando.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  2. Olá Irene,
    é com muito gosto que a tenho como primeira seguidora. Também lhe confesso que não entendo muito de cortiça, mas fiz esse post porque gosto muito da versatilidade e das coisas lindas que se pode fazer como ela.
    Vou visitar os seus blogues.
    Muito obrigado pelo comentário, ainda mais por ser de uma conhecedora do assunto.
    Bjs!
    Christiane Sabino

    ResponderEliminar